Notícias

Projeto Prisões Livres de Tuberculose participa de 31º Congresso COSEMS/RS

Equipe realizou palestras e apresentou algumas das estratégias de comunicação executadas pelo projeto durante quatro dias na serra gaúcha

Uma equipe do projeto Prisões Livres de Tuberculose participou, entre os dias 22 e 25, do 31º Congresso COSEMS/RS – Semana Uma Só Saúde, realizado em Bento Gonçalves (RS). Além de roda de conversa, palestra e reunião técnica, a equipe apresentou algumas das estratégias de comunicação utilizadas para sensibilizar os públicos envolvidos no projeto (agentes de saúde e de segurança, pessoas privadas de liberdade, familiares e pessoas privadas de liberdade em tratamento).

Na quarta-feira, foram apresentadas algumas das cenas do teatro-fórum – uma metodologia que consiste na apresentação de situações-chave para a transformação social através do diálogo. No projeto, as cenas interpretadas pelos atores retratam alguns dos problemas que dificultam o acesso das pessoas privadas de liberdade ao serviço de saúde, bem como a saúde dos profissionais que atuam no sistema prisional, além dos mitos e estigmas relacionados à tuberculose. Logo após a encenação, a plateia participou de um bate-papo sobre o assunto.

De 22 a 25 de abril, apoiadores institucionais, mobilizadores sociais e técnicos ligados ao projeto expuseram o camelô educativo, que objetiva promover o diálogo sobre sintomas da tuberculose a partir da exposição de materiais visuais interativos e da educação entre pares.

O 31º Congresso COSEMS/RS – Semana Uma Só Saúde ainda reuniu dezenas de oficinas, mesas e palestras sobre saúde mental, física e emocional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A realização do evento conta com apoio da Fiocruz.

Tosse há três semanas?

Pode ser tuberculose  

 

Campanha Tuberculose - Informação e Tratamento Curam

Um projeto realizado através do Ministério da Justiça e Segurança Pública e FIOCRUZ com a cooperação técnica do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle