

Conhece alguém com diagnóstico de TB?
Dê apoio e incentive a
continuidade do tratamento.


Teatro -fórum e a tuberculose
As cenas de Teatro-Fórum (TF) apresentam situações-problema de determinado grupo ou local. Com auxílio de um mediador, os participantes falam e escutam outros pontos de vista para achar soluções, podendo rever seus conceitos e iniciar ações que promoverão bem-estar coletivo. O projeto Prisões Livres de Tuberculose utiliza o TF como estratégia de sensibilização da comunidade carcerária e de organização dos fluxos de atendimento em saúde nas unidades penitenciárias. As cenas abaixo representam situações comuns em relação à tuberculose no sistema prisional – recomenda-se que sejam escolhidas de 4 a 5 vídeos, de acordo com a realidade local. A figura do mediador é indispensável para conduzir as reflexões e organizar as soluções apontadas pelo grupo.
CENAS
Cena 01: Desconhecimento sobre a transmissão da tuberculose
Gabarito: Cena 01 - Desconhecimento sobre a transmissão da tuberculose
Em diálogo com colega, um profissional de segurança demonstra não conhecer as formas de transmissão da TB. Em seguida, os dois falam acerca dos riscos relacionados ao trabalho.
Cena 02: Acesso ao serviço de saúde no sistema prisional
Gabarito: Cena 02 - Acesso ao serviço de saúde no sistema prisional
João (pessoa privada de liberdade) pede cigarro a um colega, que nega o pedido, em razão da tosse contínua que João apresenta. Após algumas justificativas, João aponta uma série de barreiras para acessar o atendimento médico na unidade.
Cena 03: Demanda e fluxos de atendimento
Um profissional de segurança realiza a escolta de pessoas privadas de liberdade para consulta médica. O profissional de saúde afirma que o número de pessoas trazidas é muito inferior ao número de atendimentos agendados, demonstrando preocupação com o crescimento da fila de espera.
Gabarito: Cena 03 - Demanda e fluxos de atendimento
Cena 04: Adesão e abandono de tratamento
Gabarito: Cena 04 - Adesão e abandono de tratamento
João questiona seu colega de cela, Zeca, sobre o seu tratamento. Ao longo do tempo, Zeca dá diversas desculpas: o comprimido é muito grande, causa náuseas, os sintomas desapareceram, entre outras razões.