Materiais
Em cada material, há um link para download do arquivo, que poderá ser baixado para uso restrito às unidades prisionais brasileiras. Gestores de unidades prisionais e coordenadores de Saúde locais podem fazer download dos arquivos e disponibilizá-los à comunidade carcerária, desde que respeitados os direitos autorais do projeto e as especificidades de uso e impressão de cada material, que estão indicados ao lado dos materiais.
Profissionais de Saúde
Caderno de Saúde
Material informativo e explicativo que apresenta dados sobre a tuberculose no cenário brasileiro e sobre a incidência de TB na população privada de liberdade. São apresentadas ainda orientações específicas para o controle da TB no sistema prisional.
Álbum Seriado
O objetivo do álbum seriado é auxiliar na interação e no diálogo entre profissional de saúde e paciente no momento da consulta e de atividades de educação em saúde. O material possui ilustrações didáticas com dados sobre tuberculose. Complementarmente, o álbum contém tópicos explicativos e dicas de informações que o profissional de saúde deve passar à pessoa diagnosticada, considerando uma comunicação efetiva e humanizada.
Murais de Informações
Os murais de informações trazem ilustrações e orientações sobre coleta de escarro e processos de encaminhamento dos casos de tuberculose.
Caneta
Apresenta a frase “Pode me emprestar sem medo!”, que reforça a ideia de que a TB não é transmissível pelo uso compartilhado de canetas, papéis, cadeiras ou mesmo objetos pessoais, como talheres e copos.
Profissionais de Segurança
Caderneta Informativa
Informativo e explicativo, o material aborda fatores que contribuem para a incidência de TB na população privada de liberdade; como “se pega” e como “não se pega” TB; sintomas; tratamento, efeitos colaterais e acesso às unidades de saúde prisional
Prancheta
Material de uso cotidiano com informações e resoluções de dúvidas comuns sobre tuberculose. Apresenta, ainda, a importância de facilitar o acesso de pessoas privadas de liberdade à unidade de saúde prisional.
Murais
Mural com informações sobre o que é tuberculose, quais são as formas de prevenção, sintomas e tratamento.
Caneta
Apresenta a frase “Pode me emprestar sem medo!”, que reforça a ideia de que a TB não é transmissível pelo uso compartilhado de canetas, papéis, cadeiras ou mesmo objetos pessoais, como talheres e copos.
Familiares
Folder sanfonado sobre Sintomas de TB e Coinfecção TB-HIV
Folder sanfonado com ilustrações que retratam os sintomas de TB e a coinfecção TB-HIV, alertando sobre o risco da combinação das duas doenças.
Nécessaire para armazenamento de documentos
A nécessaire é um material que pode ser usado no dia a dia para armazenamento dos materiais informativos que serão distribuídos nas intervenções, bem como documentos pessoais para visita na unidade prisional.
Camelô Educativo
O camelô educativo é um móvel utilizado para interlocução entre as equipes do projeto e os familiares das pessoas privadas de liberdade nas unidades prisionais.
Cartilha Informativa
A cartilha informativa distribuída aos familiares objetiva difundir as principais informações sobre TB de forma simples, ilustrativa e didática.
Pessoas Privadas de Liberdade
Caneca
Apresenta ilustrações dos sintomas da tuberculose. As canecas serão distribuídas para toda a população privada de liberdade do Brasil com o intuito de reforçar o alerta sobre a importância de reconhecer os sintomas e solicitar o serviço de saúde.
Folder sanfonado sobre Sintomas de TB e Coinfecção TB-HIV
Folders sanfonado com ilustrações que retratam os sintomas de TB e a coinfecção TB-HIV, alertando sobre o risco da combinação das duas doenças.
Murais
Apresentam informações sobre sintomas de tuberculose, formas de transmissão e tratamento. Os murais serão fixados nos locais de permanência e circulação da população privada de liberdade, facilitando a comunicação dirigida para esse público.
Pessoas Privadas de Liberdade em tratamento
Cartão de controle do tratamento
Administrado pelo paciente, o cartão fortalece a autonomia do paciente em seu processo de autocuidado. Por meio das informações registradas, o cartão possibilita o acompanhamento do tratamento e facilita a continuidade do processo em caso de transferência (entre unidades prisionais) ou por ocasião de alvará de soltura (para UBS).
Cartilha Informativa
A cartilha informativa elaborada para as pessoas privadas de liberdade em tratamento para tuberculose tem como propósito difundir informações sobre TB para complementar as informações fornecidas pelos profissionais de saúde de forma ilustrativa, com o objetivo de potencializar a adesão ao tratamento.
Nécessaire para armazenamento de medicamentos
Material com a identidade visual do projeto fornecido para guardar os medicamentos durante o tratamento.
Mural - Tratamento
Apresenta informações sobre tratamento da tuberculose. O mural será fixado nos locais de permanência e circulação da população privada de liberdade, facilitando a comunicação dirigida para esse público.
Outros públicos
Diretores de unidades prisionais e coordenadores de saúde prisional
Manual de apresentação da campanha
Apresenta o projeto Prisões Livres de Tuberculose, seus objetivos e suas ações, que visam tornar-se sustentáveis nas unidades prisionais.