Buscar

Depen e Fiocruz abrem chamada para divulgação de experiências em saúde prisional

A Curadoria de Experiências em Saúde Prisional (CESP), que recebe inscrições durante agosto, visa destacar iniciativas que promovam saúde no contexto das unidades prisionais brasileiras



As ações de comunicação e educação voltadas à saúde melhoram as condições e o conhecimento de pessoas privadas de liberdade, servidores, visitantes e demais pessoas que circulam nas unidades prisionais brasileiras.


Mas tem mais: contar e divulgar essas experiências pode influenciar outras unidades e equipes de saúde que atuam no sistema prisional. É este o objetivo da Curadoria de Experiências em Saúde Prisional (CESP), que visa destacar iniciativas que promovam saúde no contexto das unidades prisionais brasileiras.


“Coletar e divulgar boas práticas é fundamental para incentivar que outras unidades prisionais também realizem atividades de educação em saúde. Nossa ideia é fazer com que todos reflitam sobre as necessidades das pessoas presas, dos servidores penitenciários e de todos aqueles que de alguma forma interagem com o sistema prisional”, afirma Deciane Mafra Figueiredo, coordenadora de Saúde substituta do Depen.


Para participar basta enviar um relato da sua experiência, ação ou atividade desenvolvida para promoção da saúde prisional em unidades penitenciárias do Brasil. As inscrições estão abertas desde o dia 2 de agosto e serão recebidas até 3 de setembro.


Interessados podem saber mais sobre a Cesp através do site https://www.prisoeslivresdetb.com.br/cesp.


Os relatos serão avaliados por uma comissão, que definirá cerca de 30 experiências. A partir daí, a Cesp vai reunir e publicar em um espaço virtual – o site www.prisoeslivresdetb.com.br – um memorial de experiências relacionadas à saúde prisional. Este espaço será um lugar de partilha e consulta de práticas, em que outros profissionais encontrarão ideias e soluções para atividades e situações vividas em seu do cotidiano de trabalho.


Acesse o site e compartilhe esta ideia!

30 visualizações
splash-amarelo.png

Notícias

logo_TB.png

Conhece alguém com diagnóstico de TB?

Dê apoio e incentive a

continuidade do tratamento.