Buscar

O que é a tuberculose? Conheça sintomas, transmissão e tratamento

Transmitida pelo ar de pessoa para pessoa, a tuberculose é uma doença grave, que pode ser curada quando o tratamento é cumprido até o final


A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa emergente, que “passa” de pessoa para pessoa pelo ar – na maioria das vezes por tosse ou espirro, mas também pela fala, durante uma conversa.


A TB é uma doença grave – e representa a principal causa de morte por única infecção no mundo inteiro (tem mais vítimas do que a aids). Notícia boa: com tratamento adequado, a tuberculose tem cura.


Como a tuberculose é transmitida?

Estima-se que uma pessoa com tuberculose ativa e sem tratamento possa contaminar, em média, de 10 a 15 pessoas. Os motivos são vários, entre eles:


• Falta de informação sobre a doença, fazendo com que as pessoas se contaminem com mais facilidade e não procurem atendimento quando têm sintomas;

• Dificuldade de acesso ao serviço de saúde;


• Histórico de uso abusivo de álcool e outras drogas, de alimentação deficitária e de doenças anteriores, tornando o organismo mais vulnerável a desenvolver a TB.


Devido às suas condições de vida, algumas pessoas tem maior vulnerabilidade para desenvolver a TB. É o caso de pessoas privadas de liberdade, pessoas em situação de rua, populações indígenas e pessoas vivendo com HIV.


Importante lembrar: sem diagnóstico e/ou tratamento adequado, cerca de dois milhões de pessoas morrem no mundo a cada ano por tuberculose.


Quais são os sintomas da tuberculose?


Quando uma pessoa desenvolve a tuberculose, geralmente apresenta um ou mais dos seguintes sintomas:

• Tosse contínua (com ou sem catarro);

• Perda de apetite e emagrecimento;

• Cansaço;

• Febre ao final da tarde;

• Suor à noite.


Ao sentir um ou mais desses sintomas, a pessoa deve procurar o serviço de saúde o mais rápido possível. Caso o diagnóstico seja positivo, deve iniciar o tratamento imediatamente.


E como acontece a cura da tuberculose?


Qualquer pessoa pode ficar curada da tuberculose, desde que faça o tratamento direitinho, cumprindo todas as etapas, até o final.


O tratamento para a tuberculose dura, no mínimo, seis meses. Isso pode acabar desmotivando a pessoa em tratamento – principalmente porque os sintomas diminuem ou desaparecem após as primeiras semanas de tratamento, dando uma falsa sensação de que já está tudo bem. Mas não é assim que funciona!


Quando o tratamento é interrompido, a bactéria da TB se torna mais forte, aumentando o tempo de tratamento e diminuindo as chances de cura. Por isso, para vencer a tuberculose é preciso ir até o fim do tratamento.



E lembre: se você ou alguém que você conhece tiver sintomas de tuberculose, procure a unidade de saúde mais próxima. Tuberculose tem cura!

383 visualizações
splash-amarelo.png

Notícias

logo_TB.png

Tosse há três semanas?

Pode ser tuberculose