top of page
Buscar

Oficina Regional de São Paulo reúne administração penitenciária e gestores de saúde

Entre os dias 13 e 15 de agosto, representantes estaduais da administração penitenciária e da saúde articularam metas e definiram estratégias para o enfrentamento da tuberculose no sistema prisional



A segunda Oficina Regional do projeto Prisões Livres de Tuberculose aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de agosto, em São Paulo (SP). O evento reuniu gestores da administração penitenciária, coordenadores de tuberculose e HIV, representantes da atenção básica de São Paulo, coordenadores e apoiadores institucionais do projeto nas cinco regiões do estado, além de representantes do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Na ocasião, os participantes articularam metas e definiram estratégias de enfrentamento à tuberculose no sistema prisional de São Paulo em nível estadual. Além disso, os grupos realizaram estudos de casos hipotéticos para reconhecimento de fluxos e procedimentos relacionados à tuberculose.


Ainda foram apresentadas algumas estratégias de comunicação e educação, como o Teatro-Fórum (método que utiliza a representação de situações-chave e a discussão em grupo para resolução de conflitos) e os materiais da campanha de comunicação, como os cadernos de saúde (que apresentam informações gerais sobre TB e são úteis no dia a dia dos profissionais).



Profissional de segurança lê informações do caderno de saúde, com informações práticas sobre sintomas e tratamento da TB.



“Nesses três dias nós conseguimos entender a realidade das unidades de São Paulo e avançar nas demandas em nível municipal”, diz Letícia Maranhão, assessora técnica do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e coordenadora nacional do projeto Prisões Livres de Tuberculose. “Como o Estado tem uma divisão regionalizada entre os setores de saúde e sistema prisional é preciso que o projeto seja articulado para atingir essas diferenças regionais. Só assim será possível otimizar os fluxos de atendimento.”


A próxima oficina é destinada aos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O evento acontece entre 20 e 22 de agosto, em Belo Horizonte (MG).




145 visualizações
splash-amarelo.png

Notícias

bottom of page