Buscar

Projeto Prisões Livres de Tuberculose promove oficina em Aracaju

Evento reuniu representantes da administração penitenciária e da saúde de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Bahia para articular ações e estratégias em saúde prisional na região

A sexta Oficina Regional do projeto Prisões Livres de Tuberculose aconteceu entre 9 e 11 de setembro, em Aracaju (SE). Na ocasião, representantes da administração penitenciária, de tuberculose e HIV, da atenção básica e do Ministério da Saúde, além das equipes institucionais do projeto reuniram-se para articular ações e discutir estratégias para a superação da tuberculose no sistema prisional da região.


Durante a oficina, foram apresentadas as estratégias de comunicação do projeto, que utilizam linguagem acessível e metodologias inovadoras, como o Teatro-Fórum, para informar os públicos-alvo de maneira efetiva. Os participantes também realizaram estudos de casos hipotéticos para reconhecimento de fluxos e procedimentos relacionados à tuberculose.


A aproximação em nível estadual permite se conhecer as especificidades de cada território. “Essa é uma característica do projeto que nos permite produzir orientações e protocolos a partir das demandas regionais”, explica Letícia Maranhão, assessora técnica do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e coordenadora nacional do projeto Prisões Livres de Tuberculose.


A próxima oficina é destinada aos demais estados da Região Nordeste (Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte). O evento acontece entre 17 e 19 de setembro, em Fortaleza (CE).

78 visualizações

Notícias

Tosse há três semanas?

Pode ser tuberculose  

 

Campanha Tuberculose - Informação e Tratamento Curam

Um projeto realizado através do Ministério da Justiça e Segurança Pública e FIOCRUZ com a cooperação técnica do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle